
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Andorinha vem com força total.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Campinense estará na 14ª Supercopa.
Segundo a direção do Campinense toda estrutura e apoio está sendo montada pra que a garotada rubro-negra faça bonito em solo baiano e leve o título para o estado.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Vinte e oito equipes de cinco estados na 14ª Supercopa 2011.
Anualmente no período da competição nota-se um aquecimento em alguns setores do comércio local o que de certa forma contribui para que o mês de janeiro se mantenha estável em termos de vendas e isso deve ser melhor aproveitado pela poder público local com mais apoio ao evento em termos logísticos, isso por que além dos atletas e dirigentes muitas famílias chegam a cidade e estimulam o turismo local.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Supercopa o maior encontro de jovens através do esporte no sertão.
O sonho de tornar-se um craque na bola vem na bagagem de todos os participantes do encontro e daqui muitos já sairam de malas prontas para defender equipes do Brasil e do exterior, dentre eles destacamos alguns: Zé Soares(Ucrânia), Marcinho(Chipre), Tales(Portugal), Diêgo(Espanha), Jailton(ex-Flamengo), Gleidson(Duque de Caxias-RJ), Thiego(Grêmio-RS) e vários outros.
Em sua décima quarta edição a supercopa trará inovações para 2011 e já foram contactados vários clubes do Brasil e do exterior que enviarão observadores para o evento.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Programação oficial de abertura da 14ª Supercopa Paulo Afonso 2011.
*SEXTA-FEIRA (14/01)
Chegada das delegações;
*SÁBADO (15/01)
14:30 Concentração das delegações ao lado do estádio Álvaro de Carvalho para desfile de abertura;
14:45 Desfile em direção ao estádio Álvaro de Carvalho;
14:55 Execução do Hino Nacional e Hasteamento do Pavilhão Nacional;
15:00 Jg. 01 SUB-17 ARACAJU (SE) x Sel. de JATOBÁ (PE)
Jg 02 Sel. de São Domingos (AL) x Guardiões (BA)
Jg 03 Sel. de São Domingos (AL) x Aracaju(SE)
jG 04 Guardiões (BA) x Vila Real (AL).
* 15 A 21/01 - Jogos classificatórios;
* 22/01 (Sábado) - Jogos semifinais;
* 23/01 (Domingo) - Jogos finais.
Após a última partida final será realizada a solenidade de premiação no clube dos operários - COPA.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
14ª Supercopa terá equipe pauloafonsina no feminino.
Todos os preparativos já estão praticamente definidos e a organização da supercopa deverá contar com quatro equipes na disputa no feminino, são elas: CCEPA-AL, SEL. DE ANDORINHA-BA, PAULO AFONSO-BA E SEL. DE DIAS D'AVILA-BA.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Neto, talento na arbitragem do interior baiano.

A nova diretoria da Federação Baiana de Futebol de Salão, (FBFS), composta pelo presidente Rosalvo Teixeira Mota e o vice – presidente Geraldo Mota, sempre vem sendo destaque no portal esportivo eunoesporte.com, pelo brilhante trabalho que vem desempenhando a frente dessa entidade com transparência, seriedade, dignidade e incentivo aos clubes e valorização dos árbitros do interior e capital do estado.
Cada vez mais o interior da Bahia, vem revelando talentos em diversas modalidades e o pequeno município de Santa Bárbara, famosíssimo pelo delicioso requeijão que é produzido, tem um dos melhores árbitros que a cada competição e partida vem dando o seu show a parte, estamos nos referindo ao jovem árbitro Neto Campos, de 31 anos de idade, filiado a (FBFS), e que tem tudo para chegar ao seu maior sonho que é ao quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
Apaixonado por todas as modalidades e em especial ao futsal. O micro- empresário de 31 anos, Neto Campos, se tornou em 2010, um dos melhores árbitros do quadro da federação.
Neto iniciou a sua carreira, como os demais, vindo debaixo e pouco a pouco buscou o seu espaço no cenário estadual. Mas este ano ele foi mais além, trabalhou em diversas competição como: Campeonato Intermunicipal de Futsal, realizado em Seabra, além do Desafio do Nordeste, na cidade de Paulo Afonso e vem dando show no Campeonato Baiano, sendo considerado pelas equipes como o melhor até o momento.
Se você pensa que é só na empresa que ele investe está enganado. Bastante preocupado com a aparência dentro das quadras ele tem investido em uniformes e claro já está utilizando o bip- com seus companheiros, isso mostra quem quer trabalhar com seriedade e competência faz isso que Neto campo está fazendo.
Essa é também uma das áixões do árbitro Neto Campos, a sua filha Ana Bealtriz, 7 anos de idade.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Sandro é destaque no infantil do Galícia.

Galeria de lembranças de nosso Esporte.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
PRV firma parceria com SUDESB e prefeitura de Paulo Afonso para cursos em Paulo Afonso.

terça-feira, 19 de outubro de 2010
Guardiões rumo ao bi na 14ª Supercopa.

Salgueiro na segunda divisão do brasileirão 2011.

domingo, 17 de outubro de 2010
Galeria de lembranças de nosso esporte.
A PRV Sports lançará semanalmente fotos interessamtes de nosso acervo para os apaixonados pelo esporte de Paulo Afonso.
Se você possui fotos de nosso esporte nos envie no email: prvsports@bol.com.br
sábado, 16 de outubro de 2010
14ª Supercopa Paulo Afonso definirá programação nos próximos dias.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
Arcoverde, uma cidade que respira esporte.

Em minhas andanças pela cidade tive o prazer de conhecer a equipe de esportes da rádio cardeal, que tem no comando Sinzenando, participando de seu programa esportivo vi e senti como o povo arcoverdense é apaixonado por esportes e também pelo grande clube profissional da cidade, o rubro-negro Flamengo, que há algum tempo encontra-se dormindo, mas segundo dirigentes daquela cidade 2011 será o ano da redenção do clube.
Como não poderia ser diferente já contactamos com as pessoas que fazem o esporte da região para em janeiro de 2011 a PRV Sports realizar a 1ª COPA DO SERTÃO DO BRASIL em solo pernambucano que envolverá várias equipes de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em um grande evento esportivo-social que deverá reunir crianças e adolescentes com idade dos d0ze aos dezoito anos na maior competição de base já vista naquela região.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
PRV Sports promoverá Copa presidente Ednaldo Rodrigues.
Equipes convidadas no sub-17:
01. PORTUGUESA - BA;
02. VITÓRIA DO BTN;
03. VASCO DA BARRAGEM LESTE - AL;
04. INDEPENDENTE DE DELMIRO GOUVEIA - AL;
05. SELEÇÃO DE ÁGUA BRANCA - AL;
06. COMPARE DE FLORESTA - PE;
07. SELEÇÃO DE CANINDÉ - SE;
08. SELEÇÃO DE NOVA GLÓRIA - BA;
09. SELEÇÃO DE SANTA BRÍGIDA - BA;
10. SELEÇÃO DE JATOBÁ- PE.
Seleções convidadas:
01. SELEÇÃO DE PAULO AFONSO;
02. SELEÇÃO DE CANINDÉ - SE;
03. SELEÇÃO DE GLÓRIA - BA;
04. SELEÇÃO DE JATOBÁ - PE;
05. SELEÇÃO DE DELMIRO GOUVEIA;
06. SELEÇÃO DE SANTA BRÍGIDA -BA;
07. SELEÇÃO DE PETROLÂNDIA - PE;
08. COMPARE FUTEBOL CLUBE - PE.
Obs. o valor da inscrição por categoria será de R$ 300,00(TREZENTOS REAIS), na categoria sub-17 e no veterano teremos a participação de somente 06 equipes, sendo que prevalecerá para participação os primeiros 06(seis) inscritos que serão divididos em dois grupos de 03(três) equipes cada.
*DAS PREMIAÇÕES:
CATEGORIA VETERANOS :
*Campeão : TAÇA EDNALDO RODRIGUES - PRESIDENTE DA FBF, 20 medalhas, 01 Padrão de jogo e 01 caixa de cerveja SKOL;
*Vice-Campeão : TAÇA SHINERAY MOTO LEGAL, 20 medalhas e 01 caixa de cerveja SKOL.
CATEGORIA SUB-17 :
*Campeão : Taça PRV Sports, 20 medalhas , 01 padrão de jogo e 01 caixa de refrigerante ANTARCTICA;
ARTILHEIROS:
VETERANO E SUB-17 : Taça Dario Oliveira - "IN MEMORIAN".
Informações e contatos: PEDRO ROBERTO 75-91552961 (TIM).
PRV Sports promovendo o esporte e valorizando nossos jovens e ídolos do passado.
De 12 a 15 de novembro a bola vai rolar em nossa cidade!!!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Gustavo, mais um talento de alagoas.
domingo, 19 de setembro de 2010
Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso 2011.
Por: Nilson Brandão.
O mês de setembro está-se indo, depois só faltarão mais noventa e poucos dias e o ano de 2010 foi mais um que passou. Aqui em Paulo Afonso já vemos em loja árvores de natal, sem o simpático velhinho Noel, expostas à venda e não vai demorar muito tempo para desejarmos Feliz Ano Novo. É, mais 365 dias estão passando e logo deveremos estar fazendo um balanço do ano esportivo aqui no Site Notícias do Sertão.
Já deveria ter entrado no Calendário (?) Futebolístico Oficial da nossa cidade o grande evento promovido organizado e conduzido pela PRV (leia-se Pedro Roberto Viana) SPORTS, do desportista Beto da Liga, batizado de SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO, que temos acompanhado e registrado.
No acervo pessoal estão muitos momentos clicados desta competição que temos destacado como VITRINE e também CARTÃO POSTAL, uma disputa entre equipes de nível técnico muito bom, que deixam seus lugares e aqui vêm jogar bola. Nos nossos arquivos, consta trajetória de Copas que reúnem em cada uma de suas edições lances e fatos relevantes. Difícil é escolher qual das edições do evento foi a melhor.
A cada nova promoção, jovens talentos são revelados e por conta do limite da idade de cada uma das Categorias, Sub-13, Sub-15 ou Sub-17, os dirigentes que acreditam no futebol de base têm oportunidade de renovar seus elencos, promover atletas de uma Categoria para outra e projetar pro futebol nacional e internacional garotos bons no trato com a bola e que no Estádio Álvaro de Carvalho se apresentam. Além do mais, o intercâmbio, a troca de cultura esportiva, a presença nas arquibancadas de torcedores e torcedoras que acompanham as delegações vindas de vários Estados nordestinos é um ingrediente extra que proporciona uma saudável integração.
No campo esportivo, a Supercopa é um canal que possibilita o acompanhamento da metodologia de trabalho adotada pelos técnicos das equipes que orientam seus pupilos, trazendo novidade para o ambiente da competição. Aqui têm vindo agremiações da Bahia e Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e do Piauí. O estilo de jogar, a maneira dos meninos se conduzirem dentro das quatro linhas, o aquecimento e a preparação antes da bola rolar, o respeito hierárquico entre quem manda e quem obedece, o espírito de grupo, tudo é observado e comparado com o que acontece no setor aqui em Paulo Afonso, onde muitos dirigentes não dão o tratamento que o futebol de base merece.
Na Supercopa temos assistido, em muito pequena escala, a exemplos de reações explosivas por parte dos mais esquentados, quando entendem que a arbitragem errou e prejudicou o seu time; muitos se revoltam quando algum adversário pratica o futebol com má fé ao escalar jogador rotulado como “gato” (com data de nascimento adulterada, geralmente “diminuindo” a sua idade verdadeira) no time. Tem dirigente que não perdoa uma infração cometida em atleta do seu time com excesso de rigor da marcação. Violência não!
No evento da PRV SPORTS, a disciplina é um quesito que se procura praticar. Há, até, um prêmio para a “EQUIPE MAIS DISCIPLINADA”, o “TROFÉU FAIR PLAY”. Aliás, há sempre muitos troféus, cada um deles homenageando alguém que colaborou para que a Supercopa aconteça com sucesso. Existem apoios que são indispensáveis, principalmente no que toca a acomodação das delegações visitantes. Alguns colégios e repartições tem sido cedidos a PRV e isto reduz os custos e despesas dos muitos visitantes com estadia. Há dirigentes que adotam o sistema das “repúblicas”, onde lá são feitas e servidas as refeições, o material dos jogadores é lavado, além de outras coisas mais, como infra-estrutura básica, lugar para acomodar, inclusive, pais de jogadores e torcedores. Imaginamos o sacrifício que cada um dos participantes tem que fazer, passando uma semana longe de casa, convivendo com adversidades! Para essa gente, o futebol vale qualquer sacrifício.
Com relação às equipes que têm participado da competição, algumas possuem cadeira cativa e a cada nova edição estão por aqui. Há uma opinião generalizada entre os dirigentes que inscrevem suas agremiações (e que pagam para ingressar na competição) de que a Supercopa supera sob muitos aspectos alguns outros eventos semelhantes que existem Brasil afora. Apesar dos times que se apresentam serem de FUTEBOL AMADOR, há muitas equipes que se alinham pelos moldes do profissionalismo.
Hoje, faltando um pouco mais de três meses para a XIV Supercopa começar, pois o período de disputa ano que vem será de 15/01 a 23/01/2011, muitas equipes já devem estar se estruturando técnica e financeiramente, contando suas moedinhas guardadas e economias no cofre para, aqui chegando, durante uma semana ininterrupta de jogos, correr atrás da bola pensando em vitórias, e contabilizar após sua última apresentação em solo pauloafonsino os números de uma campanha vitoriosa. Só assim é que o esforço vai compensar. É o que cada agremiação deseja! QUE VENHA A XIV SUPERCOPA e que o torcedor local prestigie!
Nilson Brandao
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Definições de grupos para 14ª Supercopa Paulo Afonso 2011.
*Categoria sub-13
01. PRV - BA;
02. GUARDIÕES - BA;
03. SEL. TEOTÔNIO VILELA - AL;
04. SEL. SOBRADINHO - BA;
05. CAMPINENSE - PB;
06. GALÍCIA - BA.
0bs. OS GRUPOS SERÃO DIVIDIDOS EM DOIS COM QUATRO EQUIPES EM CADA.
*Categoria sub-15
CHAVE A
01. ARACAJU - SE;
02. SEL. SÃO DOMINGOS - AL;
03. GUARDIÕES - BA;
04. BAHIA SENHOR DO BOMFIM - BA;
05. CAMPINENSE - PB.
CHAVE B
01. VITORINHA SENHOR DO BOMFIM - BA;
02. CAMPINENSE - PB;
03. SEL. SOBRADINHO - BA;
04. SEL. JATOBÁ - PE;
05. VILA REAL - AL.
obs. GRUPOS SUJEITO HÁ ALTERAÇÕES.
*Categoria sub-17
CHAVE A
01. PRV - BA;
02. ARACAJU - SE;
03. SEL. SOBRADINHO - BA;
04. BAHIA SENHOR DO BOMFIM - BA
05. SEL. JATOBÁ - PE.
CHAVE B
01. VITORINHA SENHOR DO BOMFIM;
02. VILA REAL - AL;
03. CAMPINENSE - PB;
04. SEL. SÃO DOMINGOS - AL;
05. GUARDIÕES - BA.
As inscrições serão encerradas impreterivelmente no dia 31/10/2010.
Informações: Pedro Roberto 75-9155-2961(tim).
Contatos: pedroldpa@hotmail.com e prvsports@bol.com.br
Vem aí nosso novo site!!!
www.rr13futbrasil.com.br
Paulo Afonso espera por você de braços abertos!!!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
PRV sub-17 terá técnico alagoano no comando.
Segundo Edivanilton, alguns jogadores que trabalharam com ele no campeonato alagoano desse ano farão parte da equipe que irá disputar essa grande competição proporcionando assim uma grande oportunidade para esses garotos de despontarem para o futebol mundial.
Os trabalhos visando a participação na Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso terão início em cinco de dezembro, na cidade de Paulo Afonso.
sábado, 11 de setembro de 2010
PRV Sports firma parceria com a RR13 FutBrasil.
A PRV Sports já atua no mercado do futebol há doze anos agenciando e assessorando jogadores e ao longo desses anos conseguiu fortalecer sua marca com respeito e transparência em suas negociações o que é muito importante para manter-se vivo nesse mercado, concluiu Cesar Roberto.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Supercopa Paulo Afonso na rota dos grandes eventos esportivos.
Para 2011 a PRV Sports está programando o maior encontro de profissionais do esporte que farão palestras e encontros com os participantes no sentido de profissionalizar as administrações das escolinhas e clubes que participam do evento, a convite da PRV Sports poderá estar presente o presidente da Federação Bahiana de Futebol, o senhor Ednaldo Rodrigues, o superintendente de esportes da SUDESB, Dr. Sinval Vieira e outras autoridades do esporte brasileiro.
A programação ainda incluirá curso de primeiros socorros que poderá ser dado pelo corpo de bombeiros de Paulo Afonso e também uma campanha contra DROGAS que será veiculada no decorrer da 14ª SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO DE FUTEBOL GUARANÁ ANTARCTICA 2011.
Investir na formação de nossos jovens é tarefa de todos nós e a PRV Sports não medirá esforços para contribuir na formação dos futuros cidadãos brasileiros.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso define participantes.
Confira as equipes já confirmadas:
01. PRV (BA);
02. ARACAJU SPORT CLUB(SE);
03. GUARDIÕES(BA);
04. GRÊMIO ITAPORANGA(SE);
05. E.C. BAHIA DE SENHOR DO BOMFIM(BA);
06. VITORINHA(BA);
07. SELEÇÃO DE SOBRADINHO(BA);
08. CAMPINENSE(PB);
09. SELEÇÃO DE SERRA TALHADA(PE);
10. SELEÇÃO DE ARCOVERDE(PE);
11. SELEÇÃO DE JATOBÁ(PE);
12. SELEÇÃO DE ÁGUA BRANCA(AL);
13. PORTUGUESA(BA);
14. GALÍCIA(BA);
15. SELEÇÃO DE ANDORINHA(BA).
A competição acontecerá de 15 a 23 de janeiro de 2011.
Paulo Afonso espera por você de braços abertos!!!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Definições para 14ª Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso 2011.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Perpetuação no Poder.
Após eliminação na Copa, presidente sugere renovação no comando da entidade
Ricardo Teixeira tem mandato até 2015 (Crédito: Pedro Kirilos)
Leo Burlá RIO DE JANEIRO Entre em contato
Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), levantou a bola. Ao ver a chance de concluir a jogada, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, arrematou em cheio. Depois da entrevista do cartola, na qual pediu renovação no grupo de jogadores brasileiros, tendo em vista o Mundial de 2014, Lula também discursou a favor da mudança... na entidade presidida por Teixeira.
Confira o raio x do poder pelo Brasil
Nesta terça-feira, na África do Sul, Lula defendeu que o mandato na CBF tenha duração de até oito anos. Teixeira está no poder desde 1989.
- No sindicato dos metalúrgicos nós fazíamos assim - sugeriu.
O presidente, contudo, evitou falar sobre interferência do estado em questões da entidade. Segundo Roger Leal Stiefelmann, professor de direito constitucional da Universidade de São Paulo (USP), para uma participação efetiva, o estado teria que respeitar a autonomia da entidade que rege nosso futebol.
Recentemente, a Fifa condenou a tentativa de ingerência dos governos francês e nigeriano sobre as confederações nacionais.
Muitas vezes, a pouca alternância no comando da CBF e de suas afiliadas tem origem nos estatutos. Em boa parte dos casos, há limitações para uma maior democratização do processo sucessório.
- O desejável seria uma ampliação do colégio eleitoral, que desse a oportunidade de votos aos clubes, árbitros, jogadores, ou seja, todas os envolvidos - defendeu Roger.
A renovação também esbarra na Lei Pelé. No documento, que institui normas gerais sobre o desporto, não há nada que impeça que o quadro de perpetuação prossiga.
O continuísmo, é bom que se diga, não é um privilégio brasileiro. Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha (FGF), aponta a Fifa como exemplo:
- É como uma repetição de um modelo que começa de cima até embaixo. Quantos anos o (João) Havelange (ex-presidente da Fifa) ficou no poder? E o Blatter?
"O que não é proibido é permitido"
Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), justificou com a frase acima a perpetuação de muitos de seus colegas no comando de Federações.
De fato, Rodrigues, presidente da FBF desde o ano de 2001, tem razão ao evocar o princípio de direito.
Sem regulamentação por parte da Lei Pelé e do estado, o presidente da Federação Matogrossense, Carlos Orione, por exemplo, está no comando da entidade desde 1976, um recorde entre os mandatários. Para definir a situação, Rodrigues deu uma escorregada:
- Quanto menos o futebol local avançar e os times não tiverem representatividade, mais difícil será que apareçam candidatos nos pleitos. Sou a favor da mudança, mas bons trabalhos ganham simpatia.
Francisco Novelletto, da Federação Gaúcha, também credita alguns casos de continuísmo nas entidades aos êxitos obtidos em determinadas administrações.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Galícia confirmado na 14ª Supercopa Paulo Afonso 2011.
Em sua nova trajetória no futebol baiano o Galícia estará na disputa agora em julho da Copa 2 de julho com sua equipe juvenil e é pretensão dos diretores galicianos revigorar sua divisão de base com todas categorias, espera-se que esse novo trabalho já possa colher frutos nessa competição que acontecerá a nível nacional com participação inclusive da seleção brasileira sub-17.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Carta Bomba "Apesar de você"
Não sei se os amigos já pararam para refletir sobre isso… A Seleção é o maior patrimônio do nosso povo, da nossa história. Mais significativa que as fronteiras do país, é Ela, a Seleção, a única coisa que realmente une e iguala o brasileiro descalço do interior do Amazônia ao milionário que mora em uma cobertura nos Jardins, em São Paulo. O brasileiro que batuca no Pelourinho ao que usa bombacha e toma chimarrão no Rio Grande Sul.
A Seleção representa o único momento em que todo brasileiro ao mesmo tempo estufa o peito na hora de lembrar onde nasceu.
Vencer, não se discute, é o que há de mais de importante a ser feito por Ela em uma Copa do Mundo. Prefiro mil vezes ganhar como em 1994 do que chorar como em 1982. Mas isso não quer dizer que ganhar seja a única coisa que realmente importa…
Dói no meu coração (desculpem a frase piegas, mas ela é autêntica) ver que o cartão de visitas (”Prazer, Brasil”) de um povo alegre e do bem foi tomado pela mensagem do ódio, da ignorância, do rancor.
Os amigos podem achar que escrevo isso apenas porque um colega de emissora (e grande amigo) foi ofendido pelo Dunga, gratuitamente, após a vitória de 3 x 1 contra a Costa do Marfim. Isso é o de menos. A imprensa não tem essa importância toda…
A questão ali não era o alvo da ofensa (chula). Era de onde ela partiu. Era ver o sujeito que leva no peito o emblema do futebol brasileiro fazer o que fez: palavrões, raiva e rancor em uma solenidade da Fifa. Com o mundo inteiro vendo. E viu o quê? Que Dunga é “homem” e quem não aceita o convite para bater boca com ele é “cagão”.
Mas isso é ainda menos grave do que a cena, lamentável, mostrada pelo Sportv depois do jogo: Dunga xingando o Drogba na beira do campo. Os jogadores das duas equipes se abraçaram. Dunga preferiu xingar o atacante que, diga-se de passagem, foi quem apartou as brigas dentro de campo…
Drogba é um astro da Copa do Mundo e como amantes do bom futebol que somos (somos, não é?), queremos ver gente como ele em campo. Devemos estender a mão a eles. Mas nosso técnico, que só consegue enxergar três pontos na frente do nariz, o vê como “inimigo”.
Dunga precisa de inimigo como a gente precisa de oxigênio. Se cair em uma ilha deserta, vai sobreviver xingando coqueiros… Isso é achar que o mundo gira em torno do próprio umbigo – ou contra o próprio umbigo, melhor dizendo.
Tem gente que não sabe perder. Dunga não sabe ganhar.
No ano passado, aqui mesmo na África do Sul, depois da estreia na Copa das Confederações, um jornalista egípcio disse ao nosso treinador que o povo de seu país era apaixonado pela Seleção Brasileira. Mas que, na vitória por 3 x 2 contra os egípcios, ele não haviam visto “o futebol-samba” do Brasil. Queria saber o motivo disso. Pergunta boa e simpática. Sabem como foi a resposta?
- Queria ver se a gente tivesse uma semana de descanso, como teve o Egito antes do jogo, se vocês iam gostar de ver o nosso futebol. Aí eu queria ver se vocês iam gostar!
Eu fiquei com vergonha… Porque a Seleção não é do Dunga, a Seleção não é do Jorginho. A Seleção não é nem do Pelé! Muito menos da imprensa. A Seleção é do Brasil. E o Brasil, representado ali pelo Dunga, estava dando uma patada… na inofensiva imprensa do Egito!
Este ano, por uma escolha (triste) da CBF, a Seleção foi ao Zimbábue fazer um amistoso. O Zimbábue é presidido por um ditador sanguinário, o Robert Mugabe. E o que faz o nosso “embaixador Dunga”? Quando voltou de lá, sem saber do que estava falando, resolveu fazer um elogio sobre o pouco que viu daquele país. Poderia ter se calado (não foi ele que marcou o jogo, afinal…). Mas prefere passar por ignorante do que perder a chance de cutucar “seus inimigos”. Assim já havia sido quando questionou se a ditadura e a escravidão haviam sido tão ruins assim. Não fez por convicção. Fez porque assim abriria mais um confronto.
Dunga se alimenta de confrontos.
Ele fez o que fez depois de passar pela Costa do Marfim na segunda rodada. O que fará se vencer a Argentina na final? Vai morder a jugular do Maradona? Vai subir na mesa na hora da entrevista promovida pela Fifa?
Por falar em Maradona. Um maluco está conseguindo promover o futebol argentino para o mundo com uma mensagem de alegria e bom-humor – afinal, o que é futebol? É para a a gente parar e pensar sobre isso…
Dunga faz um bom trabalho como treinador e isso é reconhecido por 90% dos jornalistas que eu leio, assisto, escuto. Pela qualidade dos nossos jogadores, mais uma vez temos boas chances de ganhar a Copa.
É o que há de mais importante a ser feito aqui.
Mas, definitivamente, não era a única coisa importante que o futebol brasileiro poderia fazer na primeira Copa disputada em território africano.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Informações gerais sobre a 14ª Supercopa.
PRV Sports:001/2010
1º. A organização não se responsabilizará pela alimentação das delegações e os alojamentos serão em colégios, babas organizados e 20º BPM, sendo que toda estrutura de cozinha será de responsabilidade das delegações;
obs. eventualmente algum colégio libera a cantina para que seja feita as refeições, sendo que disponibilizamos um local para cozinha comunitária e a cidade também dispõe de restaurante popular que funciona de segunda a sexta-feira.
2º. É de responsabildade das delegações o translado interno e externo das equipes;
3º. A organização não se responsabilizará por problemas de ordem médica antes, durante e depois da competição, sendo que terá transporte do estádio para o hospital em caso de acidente de atletas no transcorrer dos jogos;
4º. As delegações deverão ser compostas no máximo por 25 membros entre atletas e comissão técnica, a organização não fornecerá alojamentos para o excedente de pessoas;
5º. É de responsabilidade dos responsáveis legais das equipes a idoneidade dos documentos dos ATLETAS que vão está na disputa do referido evento;
6º. Não será permitida a participação do ATLETA sem a apresentação do RG ORIGINAL e em caso de dúvidas por parte da organização com a legitimidade do documento o mesmo será retido para investigação;
7º. Todas as equipes jogarão no mínimo 03(três) partidas na fase clasificatória
8º. A organização liberará os alojamentos 24(vinte e quatro) horas antes do início da competição;
9º. A solenidade de abertura acontecerá no dia 15/01/2011 as 14:30 no estádio Álvaro de Carvalho com a programação que será fornecida posteriormente;
10º. A solenidade de premiação acontecerá no Clube Operário após o último jogo das finais;
LEIA-SE, DIVULGUE-SE E CUMPRA-SE.
Paulo Afonso-BA, em 16 de junho de 2010.
PRV Sports
PRV Sports deverá organizar competição em julho.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Paulo Afonso no Intermunicipal 2010?
A previsão é que a competição tenha início em 12 de julho e termine em dezembro, segundo a FBF a disputa do certame de 2010 reunirá 64 seleções em grupos regionalizados e se Paulo Afonso realmente vier a participar deverá ficar no grupo com Santa Luz, Crisópolis e Araci, onde se classificam dois para fase seguinte.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Guardiões confirmado na 14ª Supercopa 2011.

O papel social do futebol.
Modalidade carrega responsabilidade social impossível de ser ignorada e pode servir de exemplo para a promoção da paz
Marco Antonio Zamboni Zalamena
Estudos sobre a contribuição do futebol na socialização de pessoas traumatizadas e na promoção da paz emergiram recentemente no âmbito das Relações Internacionais. O ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, refletiu em 2006: “O esporte tem a incrível capacidade em catalisar mudanças positivas no mundo e eu imagino que nada mais possa reunir as pessoas como o futebol. Durante noventa minutos, as pessoas se tornam uma só nação” (FIFA, 2006, p. 29). Entretanto, essa função universalista do futebol deve ser analisada com cautela. Segundo Giulianotti e Robertson (2009), o futebol é geralmente palco para a violência. A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) alega que o esporte seja um domínio onde os direitos humanos são frequentemente infringidos.
O potencial do futebol como um meio que garante a paz não pode ser completamente esclarecido, pois “garantir a paz” remete uma conotação política que torna seu estudo científico complexo (SCHWERY, 2003). Ademais, o caráter paternalista pós-colonial de algumas ONGs que atuam no Hemisfério Sul na promoção da paz dificulta o desenvolvimento do capital social das comunidades locais, as quais muitas vezes encontram-se deslocadas dos projetos sugeridos pelas próprias ONGs. Aqui, capital social é entendido quando da obtenção de retorno instrumental (econômico, político ou social) e/ou expressivo (saúde física, mental e satisfação de vida).
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Rapidinhas de nosso esporte
Com um trabalhos sério, organizado e bom elenco, Raposão conduziu o Vitória do BTN ao título de nossa cidade.
* O grande campeão 2
Não satisfeito em ganhar o municipal promovido pela LDPA, Raposão também levou a equipe do Gaviões do BTN ao título máximo naquele bairro.
* Os meninos de Alonsão
Apesar de sagrar-se vice por dois anos consecutivos o Caveira de Alonsão prestigia nossos jovens talentos e continua no caminho certo.
* Boa arbitragem
Os árbitros que conduziram o jogo final de nosso campeonato municipal passaram despercebidos e fizeram uma boa arbitragem. Parabéns!
* Bela premiação
A LDPA caprichou na premiação aos campeões e aos atletas destaques do campeonato.
* Política e futebol não faz mal a ninguém
Seria bom que nossos políticos acompanhassem o sacrifício de nossos dirigentes e ajudassem mais independente de siglas e opções partidárias.
* Público prestigiou
Um bom público esteve presente no Álvaro de Carvalho na grande final e ainda foram vendidos vários ingressos no comércio local pelo presidente da LDPA.
* Desencanto na hora certa
Com artilheiro não se pode brincar, na hora certa Negada desencantou e marcou três gols na grande final.
* Melhorias em nosso estádio
Já se passaram quase cinco anos que foi feito alguns reparos em nosso estádio e já se faz necessário uma nova reforma principalmente na iluminação.
* Destaques do campeonato
A LDPA premiou com troféus os jogadores Dieguinho do Caveira, artilheiro, e Rui Darlan, melhor goleiro da competição.
* Liberdade para falar
Não me omitirei jamais em falar e escrever o que penso, portanto ameaças de que irão queimar meu "barraco" uma segunda vez, não irão calar minha voz.
sábado, 5 de junho de 2010
Rapidinhas de nosso esporte.
Chegando ao seu final nosso campeonato municipal, promovido pela LDPA será concluido com a partida entre Vitória do BTN e Caveira e deu mostras que quando se quer podemos ir longe.
* Apito amaldiçoado
O árbitro do primeiro jogo da final do municipal já possuia antecedentes de péssimo árbitro e ainda assim Hugo Quadros o escalou.
* Sem tolerância
O TJD julgou os brigões do Vitória em cima do que o árbitro relatou em súmula e as penas foram atenuadas devido a falta de preparo do árbitro em fazer relatórios...o sujeito é ruim em tudo.
* Omisso
O presidente da LDPA apesar de estar em seu quarto ano de mandato não aprendeu ainda que as coisas ruins que acontecem em nosso futebol serão atribuidas a ele e permanece omisso em várias situações inclusive na opinião sobre escalação dos árbitros.
* Corrida eleitoral
Já surgem tititis nos bastidores sobre os possíveis candidatos a presidência da LDPA na eleição que acontecerá em novembro, segundo Catimbó já existe três candidatos, inclusive ele.
* Intermuncipal 2010
Catimbó nos passou que confirmou a participação de nosso selecionado no intermunicipal, agora falta abrir os bolsos e pagar a inscrição para participar.
* Rejuvenescer nosso escrete
Mesmo sem ter acompanhado todos os jogos do muncipal 2010, nosso escrete poderá contar com vários garotos que estão surgindo e eu venho acompanhando há algum tempo, são eles: Dieguinho(Caveira), Rui Darlan(goleiro do Vitória), Diego Pirrita(Caveira), Fonfon(Caveira),
Danilo e Daniel(Vitória), Jackson(Gaviões BTN), Romário(Caveira), Tácio(ex- São José), Luan(goleiro do Caveira), os gêmeos do BTN, essa meninada pode dar bons frutos no futuro se houver trabalho e calma.
* Sempre guerreiros
Parabéns a Raposão e Alonsão por chegarem a grande final merecidamente, são verdadeiros heróis de nosso futebol que poucos acreditam. Desisitir jamais!
* Cidade em clima de Copa do Mundo.
Quem ama nossa cidade quer sempre o melhor pra ela independente de sigla partidária, a rua principal recebeu algumas imagens que são frutos da discórdia política, mas, que no fundo deixou nossa principal avenida com um clima muito legal. Parabéns aos idealizadores!
Por: Pedro Roberto(Beto da liga).
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Maratona de avaliações prossegue na PRV Sports.
Nos próximos dias várias cidades serão visitadas e o mais rápido possível os jogadores aqui descobertos estarão indo para o Rio Grande do Sul onde serão alojados no CT força e luz e em seguida encaminhados para o Grêmio, concluiu Marketti.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Maceió na rota de avaliações do Grêmio-RS.
O ex-jogador Peu que atualemente trabalha como técnico de futebol será o responsável pela recepção aos observadores que passarão o dia vendo jogos naquela cidade, Peu destacou ainda que Alagoas em especial os clubes da capital precisam criar mais oprtunidades para os garotos alagoanos que são muitos, mas, as oportunidades são poucas e isso de certa forma tem contribuido para 0 desestímulo dessa molecada pelo futebol, "frisou Peu".
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Itaporanga D'ajuda promove avaliação do Grêmio-RS.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Cidades nordestinas na expectativa para avaliações de seus craques.
As avaliações terão início no sábado em Salvador no campo da ABB que possui ótima estrutura e também clama por mais oportunidades para os garotos da capital, já que Bahia e Vitória não podem abrigar tantos atletas de nível, segundo Amiton, diretor do Galícia, o sonho de jogar no Grêmio por parte dos garotos é grande, pois, foi lá que surgiu o Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Carlos Eduardo e outras feras e agora pode ser a vez de algum deles.
A PRV Sports e a empresa Força e Luz estarão na busca por craques nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, o nordeste é muito grande temos que ter calma para buscarmos esses novos valores e também não abortarmos nenhum garoto prematuramente, tudo acontecerá com planejamento e consentimento de suas famílias, "concluiu Douglas, diretor da Força e Luz".
segunda-feira, 10 de maio de 2010
14ª SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO 2011.
As inscrições já podem ser feitas através dos telefones: (75)91552961(TIM) e 99974718(VIVO), ou pelos emails: prvsports@bol.com.br e pedroldpa@hotmail.com
PRV Sports e Força e Luz em busca de novos valores.
Segundo Dr. Ernesto e Douglas diretores da empresa Força e Luz a vinda do Grêmio ao nordeste fortalece o mercado de novos valores que despontam no nordeste e também abre oportunidades para gurizada que sonha em tornar-se craque do time que revelou Ronaldinho Gaúcho para o futebol mundial, "falou Douglas".
A PRV Sports que já está no mercado há mais de vinte anos e já revelou dentre outros vários craques para o futebol mundial como: Zé Soares(Metallurg-Ucrânia), Marcinho(Chipre), Salatiel(Vietnã), Fagner(futebol japonês), Gleidson(Macaé-RJ), Robenval (Paranavaí-PR), acredita que essa parceria renderá bons frutos e em breve outros estados também serão visitados com o intuito de descobrir novos valores.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Avaliações do Grêmio no Nordeste
Informações: (75)9155-2961(TIM) e 9997-4718(Vivo).
*Programação de Avaliações:
15/05- Salvador - campo do Galícia;
16/05- Camaçari-BA;
17/05- Alagoinhas-BA;
18/05- Saõ Sebastião-AL;
19/05- Penedo-AL;
20/05- Maceió-AL;
21/05- Neopólis-SE e Ilha das Flores-SE;
22/05- Itaporanga D'ajuda-SE e Aracaju-SE.
domingo, 21 de março de 2010
A realidade de alguns ex-jogadores de futebol.
De acordo com números revelados por Sérgio Moraes, dos 87 filiados à Agap, apenas 26 (30%) recebem até quatro salários mínimos (R$ 2.164) mensais do INSS, por tempo de serviço ou invalidez. Os outros sobrevivem com um e dois salários, mas há ainda aqueles que nada ganham. “Vivem da ajuda dos amigos”, comenta.
O presidente da Agap não tem números exatos do universo ou a forma como sobrevivem muitos dos atletas que brilharam nos gramados baianos nas décadas de 60, 70 e 80. Segundo ele, a maior dificuldade para acompanhar o ex-atleta é o desconhecimento do endereço: ”Eles se associam e somem. Mudam o telefone e aí, complica. Há também os que nem nos procuram e não podemos fazer nada”, diz Sérgio.
O bolso vazio não é o único mal que oprime os ex-jogadores baianos. Cinquenta e cinco estão contaminados pelo vírus da hepatite C e outros podem estar sofrendo do mal. E não é incomum problemas psicológicos causados pelo fim da carreira, a falta do convívio do futebol e a perda de visibilidade na mídia.
Arrependimento - José Augusto é um exemplo de ex-jogador mal-sucedido. O ex-zagueiro heptacampeão pelo Bahia (73 a 79), de 57 anos, associou-se à Agap há seis meses. Não passa fome, mas tem que se contentar com salário de pouco mais de R$ 540 por invalidez (lesão no joelho).
Para manter esposa e o casal de filhos dá aulas de futebol na escolinha da Associação Atlética Banco do Brasil. “Até cesta básica já recebi de meus amigos”, conta com os olhos marejados. “Era para ter estudado”.
Situação semelhante vive Dendê, ex-ídolo do Atlético de Alagoinhas, com passagens por Bahia e Vitória e que atuou ao lado de Zico, no Flamengo, em 1975. “Estou passando necessidade”, admite. Sem conseguir se aposentar, vive de pequenos serviços e conta com a ajuda dos amigos da Agap.
“Não ganho nem R$ 500 por mês”, relata Dendê, que mora na casa de um dos dois filhos em Alagoinhas. Tem problemas cardíacos, diabetes e está com 70% da visão comprometida. Na última terça-feira veio a Salvador fazer revisão médica. O sonho é a aposentadoria. “Não é muita coisa, mas já ajuda”, diz.
Hepatite C - Há três anos, o ex-jogador do Bahia, professor de Educação Fìsica e funcionário da Coordenadoria de Esporte da Prefeitura de Salvador Edmilson Machado descobriu ser portador do vírus da hepatite C.
Outra vítima de procedimentos nos anos 70, quando atletas compartilhavam seringas para infiltrações e complexos vitamínicos. “Eram duas ou três agulhas para 30, 40 jogadores. Ferviam e iam aplicando”, diz. Com o tratamento no SUS, venceu a batalha em 2008. “Continuo fazendo exames, mas estou curado”.
São 55 ex-atletas em tratamento no ambulatório da Universidade Federal da Bahia. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, a maioria dos ex-jogadores no País dos anos 70 está contaminada e não fez exame para diagnóstico e tratamento precoce, diz o presidente Raymundo Paraná.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Retratos de uma realidade - Parte 1
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
O futebol banhado pelo Velho Chico
O curso do Velho Chico
Saí do Recife na madrugada do sábado para descarrregar as malas e a curiosidade na cidade de Paulo Afonso, extremo norte da Bahia. A região é conhecida por sua beleza e por propiciar aos loucos por adrenalina, um dos melhores picos para a prática de esportes radicais. Mesmo com a natureza privilegiada e com tanta coisa para ver, era natural que a curiosidade em torno do futebol local fosse maior até mesmo que o calor e a mania “Rebolation” que toca pela cidade inteira . Antes de enveredar pelos caminhos do futebol pauloafonsino, convém dar uma pincelada em alguns aspectos da cidade que cresceu graças ao bom e Velho Chico.
A beleza do Velho Chico e a Usina de Paulo Afonso
Siga o Futebol para Meninas no Twitter: @futebolmeninas
Em 1945, o governo federal aprovou a criação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, para geração de energia aproveitando o enorme potencial do Rio São Francisco. Com a injeção de recursos na economia local e os benefícios gerados pela produção de energia elétrica na Bacia do São Francisco, a região se desenvolveu e ainda ganhou novas cidades, a exemplo de Paulo Afonso.
Cânion do São Francisco a partir do catamarã. Passeio obrigatório!
A CHESF era proprietária de toda a área da cidade, mas aos poucos foi se desfazendo de alguns imóveis por já ter concluído algumas de suas operações até o seu produto final: a geração de energia elétrica. Foi numa dessas propriedades da CHESF que encontrei o primeiro personagem da matéria que poderia me dizer algo sobre o futebol local. Caminhei pouco mais de 200 metros do ponto onde me hospedei até chegar ao Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso, uma estrutura espetacular em meio à natureza, com amplos galpões e um modelo reduzido de gerador de energia elétrica. Me informaram que num dos galpões eu encontraria Nilson Brandão, o cara que há 30 anos acompanha o futebol local e que desde 98 trabalha na Rádio Bahia Nordeste. Em 1978, Nilson foi o cara que montou a Rádio Cultura Am e FM e deu início a sua peregrinação através futebol da cidade.
Nilson Brandão, o homem que adora contar a história do futebol pauloafonsino.
Encontrei Nilson na Ilha de Edição de um dos galpões e quando pedi a ele para me contar a história do futebol pauloafonsino ele logo me respondeu: “Mas tu quer saber o que exatamente?”. Claro que minha vontade era passar horas escutando as histórias do futebol de Paulo Afonso, mas o tempo era curto e a hora do almoço se aproximava. Nilson foi enfático, mas me presenteou com algumas pérolas e me deixou com esperança:
” São 50 anos de história! Não consigo lhe contar em meia hora. Mas olhe, tenho aqui toda a história do futebol neste cd, pode levar e copiar. Só me devolva porque uma aluna levou meu material impresso embora e desapareceu. Sim, quero patrocínio para este livro, mas não consigo ninguém. E também não tenho ninguém com quem dividir isto. Ainda tem os causos! Poxa vida, quantos causos não acompanhei nestes 30 anos de comentarista. Tem um episódio muito interessante num jogo do BTN. Diziam que o juíz Melopréia – olha o apelido do elemento!, andava com um punhal guardado dentro do meião. E numa determinada partida, o jogador que foi amarelado falou umas poucas e boas pro juizão, mas teve que sair correndo porque o homem não gostou muito do que ouviu e foi logo sacando do punhal. Pense! O futebol pauloafonsino toda vida foi amador, mas já tivemos grandes pelejas por aqui.”
Foi nesse ritmo que a conversa se desenvolveu com Nilson e com tempo apertado e uma série de informações para buscar, perguntei logo onde era o estádio e como foi que o futebol ganhou força por aqui. Naquele ritmo e sotaque inconfundíveis e deliciosos de ouvir, Nilson contou: “O que hoje chamamos de Estádio Municipal, recebeu o nome de Engenheiro Ruberleno Oliveira em homenagem ao homem que construiu o espaço e faleceu assim que ficou pronto em Agosto de 1976. Inclusive, a partida inaugural foi entre Sport x Náutico, onde o rubronegro venceu por 2 a 0. O “Estádio da Chesf”, assim chamado por muitos, passou duas décadas áureas: a de 50 e a de 60. Ressalta-se neste período o empenho e determinação do então funcionário da empresa que aqui chegou, Álvaro de Carvalho, carioca, flamenguista, rubro-negro apaixonado, que fumava charuto, um exemplo de desportista nato a quem o futebol de Paulo Afonso muito tem para agradecer. Aqui, tínhamos uma senhora seleção, formada por um bom número de funcionários da Chesf, a maioria deles motoristas, vigilantes e alguns trabalhadores que ocupavam função administrativa nos escritórios. Em 1999, CHESF transferiu o estádio para a prefeitura e desde então passou a se chamar Estádio Municipal.”
Engº Ruberleno Oliveira, Alvaro de Carvalho e agora Estádio Municipal. Poucos jogos acontecem no palco futebolístico de Paulo Afonso
“O futebol de Paulo Afonso morreu, minha filha. Mas olhe, procure um cara chamado Pedro Roberto, no Bar Katedral, em frente a Farmácia de Peu. Este cara organiza um campeonato aqui em Paulo Afonso, revela jogadores e ainda organizou um campeonato de futebol feminino. Procure por ele e não esqueça de devolver meu cd!” Concluiu Nilson com o ar mais tranquilo do mundo. Saí do CFP Paulo Afonso feliz, com um milhão de coisas na cabeça e com o fim único de saber: “Por onde anda o futebol de Paulo Afonso?”.
Encontrei um pouco da história do futebol em Paulo Afonso através de poucas fotos expostas no Memorial da CHESF e até encontrar com Beto, do Bar Katedral, muito andei pela cidade. O que eu vi, postarei para vocês em breve, afinal, a história do futebol de uma cidade não se conta em apenas um post. Até lá!
Publicado por Lu Castro dia 12/02/2010 às 8:52 em NacionalSaiba mais sobre CHESF, Futebol pauloafonsino, Nilson Brandão, Paulo Afonso, Rio São Francisco
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Futsal e Futebol de campo – parceiros ou adversários?
Como esporte número 1 do mundo, as questões do futebol de campo sempre chamaram a atenção e interesse de grande parte da população de inúmeros países. Desde a primeira conquista de um campeonato mundial em 1958, o Brasil tornou-se alvo da atenção especial dos meios futebolísticos mundiais. Na sombra do Futebol de campo, o FUTSAL é hoje considerado um dos três esportes mais populares de nosso país. Nos últimos anos, tem conquistado lugar de destaque entre os esportes de quadra, sendo praticado por milhões de pessoas em todos continentes; tanto como forma de lazer, quanto sob a forma de esporte competitivo.
A similaridade entre o Futebol e o Futsal, aliado ao fato de não existir muitas opções de campos de várzea, têm direcionado as crianças e jovens a primeiramente praticar o Futsal em escolas e escolinhas esportivas para, que mais tarde, sejam encaminhadas ou convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais.
Dentro contexto acima, tem-se observado que muitos destes jovens, no momento desta mudança, geralmente do Futsal para o Futebol, não conseguem se adaptar às exigências que o novo ambiente exige; principalmente no que diz respeito aos aspectos técnicos, táticos (basicamente, a utilização adequada dos espaços do campo) e físicos (adaptação fisiológica dos deslocamentos curtos, com pouco tempo de recuperação para deslocamentos de maior distância e, com mais tempo de recuperação durante o jogo). Como exemplo, podemos citar atletas famosos do Futsal como Ortiz, Manoel Tobias e Falcão que, talvez pela idade mais avançada, não conseguiram se adaptar e se reciclar às exigências do Futebol.
Na busca de razões para tanto sucesso, treinadores, preparadores físicos e cientistas esportivos, nos acompanham em nossas indagações. Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol de campo? Qual a idade mais indicada desta transição? Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol? Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?
Na procura desta resposta, cabe-nos ressaltar que não existem dados respaldados cientificamente em literaturas que nos orientem na obtenção de informações sobre os fatores de transição do futsal para o futebol, ou do futebol para o futsal.
• Identificar como foi o inicio e com qual idade este atletas começaram a participação nestes esportes.
• Saber qual a opinião dos atletas quanto à transição indicada, à idade e forma que deverá ocorrer.
• Identificar quais as diferenças mais significativas de um esporte para o outro.
O estudo é do tipo qualitativo e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória.
Foram entrevistados 12 atletas de Futsal da categoria adulto masculino e 12 atletas de Futebol de Campo da categoria profissional, de um Clube Federado, do município de Canoas.
Para efetuar a análise e interpretação deste estudo, além do referencial de literatura, foram utilizados os dados coletados nos relatos e opiniões dos Atletas referentes aos questionamentos levantados e que por fim transcritos de forma descritiva.
• A maioria dos atletas tiveram o incentivo da família para o começo no esporte. (apareceram os indicadores professor da escola e colega);
• Todos acreditam que a transição do Futsal para o Futebol seja o indicado;
• Alguns ainda acreditam que seja possível jogar as duas modalidades e optar mais tarde;
• Com relação à idade mais indicada, embora tenha sido bem diversificada, apresentou uma tendência de respostas dos 13 - 14 anos para esta transição;
• Segundo a opinião dos atletas, as diferenças mais marcantes de uma modalidade para a outra são: no futsal requer mais velocidade, mais precisão no passe, mais movimentação, deve-se saber jogar em todas as posições, os espaços são mais reduzidos, aumenta a velocidade de raciocínio e é mais utilizada a parte anaeróbica; já no futebol a mais espaços de jogo; as falhas individuais, tantos técnicas quanto táticas aparecem mais no futebol; é utilizada mais a parte de resistência; é necessário um período a adaptação ao equipamento de jogo (chuteira).
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Opinião.
Em conversa com um presidente de clube filiado o mesmo mostrava-se cada vez mais descrente com a melhora de nosso futebol e me confidenciou que seus dias estão chegando ao fim nessa luta, que segundo ele vem há anos e quase nada mudou, entra ano e sai ano e as humilhações são as mesmas, apenas muda os atores, mas a peça teatral é a mesma, sugeri que fossem mais audaciosos, mais firmes em suas opiniões, afinal de contas mesmo caindo pelas tabelas nosso futebol ainda movimenta muitos corações apaixonados e tem seu lado social que é sem dúvida alguma o mais importante de tudo isso, foi aí que ele resmungou com certa tristeza, disse ele: Beto, não consigo entender como uma cidade igual a Paulo Afonso não tem um estádio digno, não tem uma equipe profissional de futebol de campo e como investem tanto nesse tal de futebol de salão? Eu fui enfático com ele, amigo esqueça o saudosismo de outrora, ou vocês são profissionais no que fazem, se organizam, se unem e mostram a força da entidade ou vocês serão sempre tratados como os coitadinhos de nosso esporte. Nada contra o futsal que é um esporte que nosso povo gosta e sente-se bem em nosso ginásio com um pequeno conforto que é oferecido, comparando nosso velho e querido Ruberleno com o amarelão é covardia com nosso futebol, gramado péssimo, banheiros sem as mínimas condições, iluminação deficitária, vestiários pequenos, arquibancadas mal iluminadas e sem conforto e futebol que se resume a três ou quatro equipes competitivas. Conclusão: onde terá maior investimento?
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Representantes regionais da Copa Sertaneja
Foram credenciados os seguintes desportistas:
Região Norte/Paulo Afonso - Pedro Roberto Viana
Região Norte/Senhor do Bonfim - Jean Kerll PiresRegião Norte/Ribeira do Pombal - Daniela PinheiroRegião Chapada/Itaberaba - Marlon SantosRegião Chapada/Seabra - Evandro Cerqueira
Região Sisaleira/Nordestina - Raulene AndradeRegião Sisaleira/Capim Grosso - Carlos SantosRegião Sisaleira/Valente - Ana Lucia AraújoRegião Sisaleira/Barrocas - Ilma QueirózRegião Recôncavo/Santo Antonio de Jesus - Antonio Raimundo PeixotoRegião Recôncavo/Santo Amaro - Heraldo MeloRegião Paraguassu/Rafael Jambeiro - Eliene SantanaCURSO DE ARBITRAGEMA diretoria da Liga de Futsal de Feira de Santana informou que até a ultima sexta-feira, dia 15, 17 pessoas fizeram a solicitação de inscrição para participarem do II Curso para a formação de Oficiais de Arbitragem em Futsal que acontecerá no período de 19 de fevereiro a 12 de março.Obs: Todos os árbitros aprovados no curso já estarão sendo escalados na Copa Sertaneja de Futsal, segundo um dos coordenadores do curso Neto Campos.
Postado por CLÁUDIO BOAVENTURA às 15:24 0 comentários
COPA SERTANEJA 2010
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
14ª SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO DE FUTEBOL 2011.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Galeria dos campeões da 13ª Supercopa 2010.
- Categoria sub-13
Campeão: Ponte Preta-PA - Taça FS Copiadora;
Vice-campeão: Aracaju Sport Club - Taça Fiat Cachoeira;
Artilheiro: Keick Rocha - Guardiões;
Melhor goleiro:Ítalo - Aracaju;
Craque revelação: Marcinho/Aracaju e Wesley/Ponte Preta - Taça Nowafórmula.
- Categoria sub-15
Campeão: Ponte Preta - PA - Taça Ednaldo Rodrigues - presidente da FBF;
Vice-campeão: Bahia Bonfinense - Taça Flávio da Montessori;
Artilheiro: Alexandre Conceição - Ponte Preta - PA;
Melhor Goleiro: Alcimar - Bahia Bonfinense;
Craque revelação: Lucas - Bahia Bonfinense - Taça Dr. Fernando Montalvão.
- Categoria sub-17
Campeão: Guardiões - BA - Taça Dr. Anilton Bastos;
Vice-campeão: Bahia Bonfinense - Taça Dr. Luiz de Deus;
Artilheiro: Vandecleberson e Wesley - Guardiões;
Craque Revelação: Luiz Antonio - Bahia Bonfinense.
Equipe mais disciplinada: Ponte Preta - PA - Taça Nilson Brandão;
Equipe mais Organizada: Guardiões - BA - Taça Derinho Oliveira;
Equipe Fair-play: Sel. de Andorinha - BA - Taça Janio Soares;
Craque da Supercopa : Luiz Antonio - Bahia Bonfinense - sub-17.
Seleção da SUPERCOPA 2010.
01. Diego Nogueira - Guardiões - sub-17;
02. Bruno Gazela - Guardiões - sub-17;
03. Natalício Inácio - Guardiões - sub-17;
04. Evair - ADVM - sub-17;
05. Erick - Guardiões - sub-17;
06. Luan - Arcoverde - sub-15;
07. Alison - ADVM - sub-17;
08. Wesley - Ponte Preta - sub-13;
09. Alexandre Conceição - Ponte Preta - sub-15;
10. Luiz Antonio - Bahia - sub-17;
11. Marcinho - Aracaju - sub-13.
A Deus;
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Equilíbrio entre equipes na Supercopa.
As equipes pauloafonsinas já estrearam e segundo o presidente do Vitória, Raposão, sua equipe correrá atrás da triplíce coroa, já que foi campeã municipal e recentemente ganhou a Copa Paulo Afonso, na estréia os meninos rubro-negros venceram a boa equipe do Bola na Rede por 3x0 e amanhã enfrentam os Guardiões de Camaçari na sub-17.
Quem também viajou 2200 km e está fazendo bonito na Supercopa é a equipe da Ponte Preta do Pará, que tem mostrado um belo futebol em suas categorias de base e seu técnico Everaldo Lisboa acredita que brigará pelo título em alguma categoria.
As rodadas classificatórias terminam na sexta-feira e no final de semana acontece o mata-mata e as finais.
sábado, 9 de janeiro de 2010
A festa do futebol começou!
Resultados dos jogos de abertura:
Cat. sub-15 Ponte Preta(PA) 0 x 0 Bola na Rede(PE);
Cat. sub-13 Guardiões(BA) 8 x 0 Esporte Eduicar(BA)
Cat. sub-17 ADVM(BA) 3 x 0 Bola na Rede(PE)
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
GRUPOS DA 13ª SUPERCOPA 2010
CATEGORIAS:
SUB-13
Chave A
ARACAJU-SE
PONTE PRETA-PA - A
BOLA NA REDE-PE
BAHIA BONFINENSE-BA
SEL. DE ANDORINHA-BA
Chave B
PONTE PRETA-PA - B
CORDEIRO E CALDAS-PE
GUARDIÕES-BA
ESPORTE EDUCAR-BA
SEL. DE SOBRADINHO-BA.
SUB-15
Chave A
ARACAJU-SE
ESPORTE EDUCAR
VITORINHA BONFIM-BA
PORTUGUESA DE PA-BA
Chave B
CORDEIRO E CALDAS-PE
ARACAJU-SE
GUARDIÕES-BA
BAHIA BONFIM-BA
Chave C
PONTE PRETA-PA
BOLA NA REDE-PE
SOBRADINHO
______________
SUB-17
Chave A
VITÓRIA BTN-BA
SEL. DE SOBRADINHO
BOLA NA REDE-PE
GUARDIÕES-BA
VITORINHA BONFIM-BA
Chave B
ESPORTE EDUCAR-BA
BAHIA BONFIM
BOM DE BOLA-PE
SEL. DE ANDORINHA
GRÊMIO PEDRA BRANCA-SE
obs.: na fase classificatória classificam-se duas equipes de cada chave para fase seguinte conforme informações que estarão no REGULAMENTO.
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA:
Sexta-feira(08-01)
16:00 Concentração das Delegações ao lado do estádio para desfile;
16:30 Início do desfile no estádio e hasteamento do Pavilhão Nacional;
17:00 Abertura oficial dos jogos
1º Jogo Sub-15 CORDEIRO E CALDAS-PE x GUARDIÕES-BA;
2º jogo Sub-13 CORDEIRO E CALDAS-PE x GUARDIÕES-BA;
3º Jogo Sub-17 Vitória do BTN-BA x BOLA NA REDE-PE.
A PRV Sports solicita as equipes participantes se possível a participação de todas as delegações no desfile de abertura da 13ª SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO DE FUTEBOL 2010.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Homenageados da 13ª Supercopa 2010.
- Categoria sub-13
- Categoria sub-15
- Categoria sub-17