domingo, 19 de setembro de 2010

Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso 2011.

Fonte: www.noticiasdosertao.com.br
Por: Nilson Brandão.

O mês de setembro está-se indo, depois só faltarão mais noventa e poucos dias e o ano de 2010 foi mais um que passou. Aqui em Paulo Afonso já vemos em loja árvores de natal, sem o simpático velhinho Noel, expostas à venda e não vai demorar muito tempo para desejarmos Feliz Ano Novo. É, mais 365 dias estão passando e logo deveremos estar fazendo um balanço do ano esportivo aqui no Site Notícias do Sertão.
Já deveria ter entrado no Calendário (?) Futebolístico Oficial da nossa cidade o grande evento promovido organizado e conduzido pela PRV (leia-se Pedro Roberto Viana) SPORTS, do desportista Beto da Liga, batizado de SUPERCOPA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO, que temos acompanhado e registrado.
No acervo pessoal estão muitos momentos clicados desta competição que temos destacado como VITRINE e também CARTÃO POSTAL, uma disputa entre equipes de nível técnico muito bom, que deixam seus lugares e aqui vêm jogar bola. Nos nossos arquivos, consta trajetória de Copas que reúnem em cada uma de suas edições lances e fatos relevantes. Difícil é escolher qual das edições do evento foi a melhor.
A cada nova promoção, jovens talentos são revelados e por conta do limite da idade de cada uma das Categorias, Sub-13, Sub-15 ou Sub-17, os dirigentes que acreditam no futebol de base têm oportunidade de renovar seus elencos, promover atletas de uma Categoria para outra e projetar pro futebol nacional e internacional garotos bons no trato com a bola e que no Estádio Álvaro de Carvalho se apresentam. Além do mais, o intercâmbio, a troca de cultura esportiva, a presença nas arquibancadas de torcedores e torcedoras que acompanham as delegações vindas de vários Estados nordestinos é um ingrediente extra que proporciona uma saudável integração.
No campo esportivo, a Supercopa é um canal que possibilita o acompanhamento da metodologia de trabalho adotada pelos técnicos das equipes que orientam seus pupilos, trazendo novidade para o ambiente da competição. Aqui têm vindo agremiações da Bahia e Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e do Piauí. O estilo de jogar, a maneira dos meninos se conduzirem dentro das quatro linhas, o aquecimento e a preparação antes da bola rolar, o respeito hierárquico entre quem manda e quem obedece, o espírito de grupo, tudo é observado e comparado com o que acontece no setor aqui em Paulo Afonso, onde muitos dirigentes não dão o tratamento que o futebol de base merece.
Na Supercopa temos assistido, em muito pequena escala, a exemplos de reações explosivas por parte dos mais esquentados, quando entendem que a arbitragem errou e prejudicou o seu time; muitos se revoltam quando algum adversário pratica o futebol com má fé ao escalar jogador rotulado como “gato” (com data de nascimento adulterada, geralmente “diminuindo” a sua idade verdadeira) no time. Tem dirigente que não perdoa uma infração cometida em atleta do seu time com excesso de rigor da marcação. Violência não!
No evento da PRV SPORTS, a disciplina é um quesito que se procura praticar. Há, até, um prêmio para a “EQUIPE MAIS DISCIPLINADA”, o “TROFÉU FAIR PLAY”. Aliás, há sempre muitos troféus, cada um deles homenageando alguém que colaborou para que a Supercopa aconteça com sucesso. Existem apoios que são indispensáveis, principalmente no que toca a acomodação das delegações visitantes. Alguns colégios e repartições tem sido cedidos a PRV e isto reduz os custos e despesas dos muitos visitantes com estadia. Há dirigentes que adotam o sistema das “repúblicas”, onde lá são feitas e servidas as refeições, o material dos jogadores é lavado, além de outras coisas mais, como infra-estrutura básica, lugar para acomodar, inclusive, pais de jogadores e torcedores. Imaginamos o sacrifício que cada um dos participantes tem que fazer, passando uma semana longe de casa, convivendo com adversidades! Para essa gente, o futebol vale qualquer sacrifício.
Com relação às equipes que têm participado da competição, algumas possuem cadeira cativa e a cada nova edição estão por aqui. Há uma opinião generalizada entre os dirigentes que inscrevem suas agremiações (e que pagam para ingressar na competição) de que a Supercopa supera sob muitos aspectos alguns outros eventos semelhantes que existem Brasil afora. Apesar dos times que se apresentam serem de FUTEBOL AMADOR, há muitas equipes que se alinham pelos moldes do profissionalismo.
Hoje, faltando um pouco mais de três meses para a XIV Supercopa começar, pois o período de disputa ano que vem será de 15/01 a 23/01/2011, muitas equipes já devem estar se estruturando técnica e financeiramente, contando suas moedinhas guardadas e economias no cofre para, aqui chegando, durante uma semana ininterrupta de jogos, correr atrás da bola pensando em vitórias, e contabilizar após sua última apresentação em solo pauloafonsino os números de uma campanha vitoriosa. Só assim é que o esforço vai compensar. É o que cada agremiação deseja! QUE VENHA A XIV SUPERCOPA e que o torcedor local prestigie!

Nilson Brandao