segunda-feira, 26 de julho de 2010

Definições para 14ª Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso 2011.

A PRV Sports que detém os direitos de organização da Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso de Futebol, informa aos interessados em participar da competição que já estão se esgotando as inscrições para próxima edição e nos próximos dias já estará anunciando os grupos com as equipes participantes.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Perpetuação no Poder.

Lula: renovação na CBF sim; interferência do Estado não
Após eliminação na Copa, presidente sugere renovação no comando da entidade

Ricardo Teixeira tem mandato até 2015 (Crédito: Pedro Kirilos)

Leo Burlá RIO DE JANEIRO Entre em contato
Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), levantou a bola. Ao ver a chance de concluir a jogada, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, arrematou em cheio. Depois da entrevista do cartola, na qual pediu renovação no grupo de jogadores brasileiros, tendo em vista o Mundial de 2014, Lula também discursou a favor da mudança... na entidade presidida por Teixeira.
Confira o raio x do poder pelo Brasil
Nesta terça-feira, na África do Sul, Lula defendeu que o mandato na CBF tenha duração de até oito anos. Teixeira está no poder desde 1989.
- No sindicato dos metalúrgicos nós fazíamos assim - sugeriu.
O presidente, contudo, evitou falar sobre interferência do estado em questões da entidade. Segundo Roger Leal Stiefelmann, professor de direito constitucional da Universidade de São Paulo (USP), para uma participação efetiva, o estado teria que respeitar a autonomia da entidade que rege nosso futebol.
Recentemente, a Fifa condenou a tentativa de ingerência dos governos francês e nigeriano sobre as confederações nacionais.
Muitas vezes, a pouca alternância no comando da CBF e de suas afiliadas tem origem nos estatutos. Em boa parte dos casos, há limitações para uma maior democratização do processo sucessório.
- O desejável seria uma ampliação do colégio eleitoral, que desse a oportunidade de votos aos clubes, árbitros, jogadores, ou seja, todas os envolvidos - defendeu Roger.
A renovação também esbarra na Lei Pelé. No documento, que institui normas gerais sobre o desporto, não há nada que impeça que o quadro de perpetuação prossiga.
O continuísmo, é bom que se diga, não é um privilégio brasileiro. Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha (FGF), aponta a Fifa como exemplo:
- É como uma repetição de um modelo que começa de cima até embaixo. Quantos anos o (João) Havelange (ex-presidente da Fifa) ficou no poder? E o Blatter?
"O que não é proibido é permitido"
Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), justificou com a frase acima a perpetuação de muitos de seus colegas no comando de Federações.
De fato, Rodrigues, presidente da FBF desde o ano de 2001, tem razão ao evocar o princípio de direito.
Sem regulamentação por parte da Lei Pelé e do estado, o presidente da Federação Matogrossense, Carlos Orione, por exemplo, está no comando da entidade desde 1976, um recorde entre os mandatários. Para definir a situação, Rodrigues deu uma escorregada:
- Quanto menos o futebol local avançar e os times não tiverem representatividade, mais difícil será que apareçam candidatos nos pleitos. Sou a favor da mudança, mas bons trabalhos ganham simpatia.
Francisco Novelletto, da Federação Gaúcha, também credita alguns casos de continuísmo nas entidades aos êxitos obtidos em determinadas administrações.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Galícia confirmado na 14ª Supercopa Paulo Afonso 2011.

Em contato com a organização da 14ª Supercopa Cachoeira de Paulo Afonso de Futebol Guaraná Antarctica o diretor das divisões de base do Esporte Clube Galícia, Amilton Rego, confirmou a presença de sua equipe sub-13 que virá a Paulo Afonso pela primeira vez com o intuito de levar para capital baiana o título máximo dessa competição.
Em sua nova trajetória no futebol baiano o Galícia estará na disputa agora em julho da Copa 2 de julho com sua equipe juvenil e é pretensão dos diretores galicianos revigorar sua divisão de base com todas categorias, espera-se que esse novo trabalho já possa colher frutos nessa competição que acontecerá a nível nacional com participação inclusive da seleção brasileira sub-17.