domingo, 28 de junho de 2009

Julho vem aí!



Aguarde as novidades de nosso blog em julho!

*Esporte * Cultura * Lazer * Entretenimento

Prefeito Anilton no Desafio Nordeste de Futsal.

*Política * Regionais * Turismo * Coisas do Sertão e muitas novidades!

Ponte Metálica na divisa dos estados da Bahia e Alagoas.

Informações precisas e inteligentes.

PRV Sports - Inovando para crescer.
Contatos:(075)99974718
prvsports@bol.com.br e pedroldpa@hotmail.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Choque de gestão no futebol

Por: Rodrigo Brapp


No começo, achei que era coincidência, ilusão de ótica, desatenção.
Mas, rapidamente, constatei, por observar e por ouvir do próprio diretor de marketing do Corinthians, que “a camisa poluída de marcas de patrocinadores que fatura muito mais do que outras mais limpas” fez o clube a aumentar a área útil do outdoor ambulante.Do meu tempo de atleta de futsal, lembro, perfeitamente, que uma das primeiras lições de comportamento e disciplina aprendida era que todos deviam colocar as camisas por dentro do calção – símbolo de ordem e organização da competição. Treinadores e juízes cobravam dos atletas esta postura que, no meu caso, permaneceu automatizada em todos os campeonatos e peladas que disputo até hoje.No caso do clube paulista, todo o elenco entra com as camisas à mostra, por completo, desleixadamente, para expor a marca de um dos patrocinadores. Até agora, não testemunhei reprimendas ou corretivos por parte dos árbitros. E não será o Mano Menezes que irá fazê-lo.Confesso que não encontrei informações credenciadas, na internet, que me levassem a afirmar se essa conduta é normatizada pela Fifa ou International Board e seus regulamentos, como proibida ou permitida. Mesmo porque, não é esse o ponto em questão.Esse fato é, a meu ver, bastante ilustrativo de como o futebol brasileiro, em geral, e as competições, em particular, necessitam de organização, disciplina, de um roteiro ordenado segundo procedimentos profissionais e mercadológicos capaz de criar valor. Como ocorre na Europa, em geral e, em particular, na Champions League – e quem a acompanha, sabe que o espetáculo não ocorre somente na partida final. A Uefa planejou todos os detalhes. Desde a entrada das equipes em campo, passando pela logomarca, propriedades de patrocínio e até mesmo o famoso hino, composto por uma grande orquestra européia. Não é por nada que, proporcionalmente, a competição rivaliza com a Copa do Mundo da Fifa nas finanças.Para quem teve seu desejo atendido, de realizar uma Copa do Mundo, o país do futebol tem muito a fazer ainda. Muitos detalhes somados, de agora até 2014, que, só assim, habilitarão o sucesso do evento e poderão perenizar os efeitos benéficos para a gestão do esporte no Brasil. A “Teoria das Janelas Quebradas” enuncia a iniciativa do Metrô de Nova York para combater atos de vandalismo, pichações e calotes nas catracas na década de 1980. Seus criadores argumentavam que, se as pessoas que ali transitavam nesse ambiente depreciado, ou achariam que isso era normal, sempre fez parte do cenário, ou, pior, continuariam com o processo de degradação. O plano obteve êxito e foi expandido para toda a cidade sob um plano de segurança pública, nas mãos do prefeito Rudolph Giuliani, que lhe deu notoriedade e ficou conhecido como “Tolerância Zero”.No Brasil, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou em 2009 o “Choque de Ordem” visando revitalizar áreas e serviços urbanos.Será que teremos o “Choque de Gestão” no futebol brasileiro, ou ele continuará assim, como sempre foi?Tem muita janela quebrada para consertar.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ameaças não irão calar minha voz.

Nos últimos dias tenho recebido algumas correspondências pela internet em tom de ameaças pessoais, quero aqui registrar em minha página que não será dessa forma que alguns oposicionistas ao meu trabalho e aos meus pensamentos irão calar minha voz.

A título de registro ficam aqui mais uma vez meus e-mails para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários: pedroldpa@hotmail.com e prvsports@bol.com.br

Pedro Roberto Viana Nascimento
RG - 2173160 SSP-BA.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Copa 2014 já aquece economia do Brasil.

A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, parece distante do calendário de quem pretende participar do evento. Contudo, se o objetivo for ganhar dinheiro com o campeonato mundial de futebol, a preparação precisa começar agora. A expectativa é que a Copa movimenta US$ 10 bilhões em investimento no país, que eleve em 3% o Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano, propicie uma arrecadação de R$ 700 milhões em impostos e que sejam contratadas 100 mil pessoas. Números que dão a dimensão das oportunidades que devem ser criadas.
Os setores de comércio e serviços serão os mais beneficiados. Haverá oportunidades que vão desde a venda de produtos e de alimentos para os turistas até serviços de transporte dos visitantes da cidade de São Paulo, uma das sedes do Mundial. “As áreas de hotelaria, turismo, comércio, entretenimento e até saúde poderão ser interessantes para quem quer investir em um negócio ou profissão para a Copa”, diz o coordenador do núcleo de Estudos e Negócios do Esporte da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Claudineí Santos.
Uma das principais profissões ou negócios que aparecem para a Copa é a área de gestão de eventos e entretenimento. A coordenação das arenas selecionadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) será feita por empresas. “Elas terão de ser capazes de promover atividades que vão além do futebol e não só para o período anterior ou durante o campeonato mundial, mas também após o evento”. Comenta o coordenador da pós graduação e marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios José Carlos Brunoro.
InformaçãoPara o gerente regional Capital Sul do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE São Paulo) Luis Rogério Muniz, há dois pontos importantes que estiver certo, essa pessoa poderá se tornar referência, seja o taxista que fala inglês e que poderá ser credenciados por um hotel para atender os turistas ou gestor de entretenimento, que poderá coordenar a arena.Os especialistas acreditam que até o final desse ano será anunciado o plano de ação para a Copa do Mundo no Brasil. A partir desse planejamento, empreendedores e profissionais poderão definir seu foco de investimento para participar do evento. “Porém há coisas que podem ser feitas desde já, como estudar idiomas ou freqüentar cursos de capacitação em turismo e hotelaria, se é essa a área que interessa”, diz Santos.
GanchoA expectativa é que o principal evento de futebol no mundo incentive o esporte como gancho turístico para as capitais, como a Fórmula 1 já fez em São Paulo. Segundo Brunoro, o grande prêmio de 2008 movimentou 50 milhões de dólares na capital paulista. “Imagino o que uma Copa pode trazer de investimento no setor público e do privado, na área de propaganda e em todas as outras que se movimentarão com o evento”, diz.

Fonte: Jornal da Tarde

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nova lei para o jornalismo no Brasil

Fonte: STF

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.
O entendimento foi de que o Decreto-Lei 972/1969, baixado durante o regime militar, não foi recepcionado pela Constituição Federal (CF) de 1988 e que as exigências nele contidas ferem a liberdade de imprensa e contrariam o direito à livre manifestação do pensamento inscrita no artigo 13 da Convenção Americana dos Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica.
A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 511961, em que se discutiu a constitucionalidade da exigência do diploma de jornalismo e a obrigatoriedade de registro profissional para exercer a profissão de jornalista. A maioria, vencido o ministro Marco Aurélio, acompanhou o voto do presidente da Corte e relator do RE, ministro Gilmar Mendes, que votou pela inconstitucionalidade do DL 972.
Para Gilmar Mendes, “o jornalismo e a liberdade de expressão são atividades que estão imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensados e tratados de forma separada”, disse. “O jornalismo é a própria manifestação e difusão do pensamento e da informação de forma contínua, profissional e remunerada”, afirmou o relator.
O RE foi interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Sertesp) contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que afirmou a necessidade do diploma, contrariando uma decisão da 16ª Vara Cível Federal em São Paulo, numa ação civil pública.
No RE, o Ministério Público e o Sertesp sustentam que o Decreto-Lei 972/69, que estabelece as regras para exercício da profissão – inclusive o diploma –, não foi recepcionado pela Constituição de 1988.
Além disso, o artigo 4º, que estabelece a obrigatoriedade de registro dos profissionais da imprensa no Ministério do Trabalho, teria sido revogado pelo artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969, mais conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica, ao qual o Brasil aderiu em 1992. Tal artigo garante a liberdade de pensamento e de expressão como direito fundamental do homem.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Iniciação esportiva.

Uma boa pedagogia não é aquela que demonstra um gesto para ser imitado, automatizado, mas é aquela que permite ao educando vivenciar um processo de ensino-aprendizagem
Falar sobre iniciação esportiva e iniciação ao futebol é a mesma coisa, pois tanto na forma quanto no conteúdo só me salta aos olhos as semelhanças, sendo que as teorias que sustentam minha afirmação me permitem desconsiderar as diferenças.

Sempre devemos pensar numa iniciação esportiva com foco nas semelhanças, na tese da família dos jogos, ou mesmo, na família dos jogos de bola, na família dos jogos de bola com os pés...

Quero ainda destacar que isso não impede ninguém de dizer escolinha de futebol, de basquete, de natação, mas pensar pedagogicamente numa escola de esporte.

As novas tendências em pedagogia do esporte apresentam inúmeros argumentos, teses e exemplos reforçando e sustentando um projeto de escola do esporte que tende ao “universal” (emprestando um termo cunhado por Benda e Pablo Juan Greco).

Contudo, antes de me ater e discorrer sobre a iniciação esportiva especificamente, insisto em um tema recorrente, chamando atenção à posição que muitas vezes se assume no tocante à iniciação esportiva, em que frequentemente a criança é subordinada à aprendizagem de estereótipos descritos em manuais técnicos, onde em suas “bulas” dizem alcançar resultados imediatos, porém os doutrinadores não se preocupam em determinar uma posologia para adequar à dosagem da “droga” (os graus de dificuldade) que será transmitido as crianças.

O professor João Paulo Medina foi muito feliz na sua reflexão sobre esse fato, dizendo que, como resultado dessa produção, pois não podemos chamar de construção, produz-se às vezes atletas espetaculares, mas não se dão conta do processo de desumanização que envolve os rituais para a sua produção.

É esta estereotipação de gestos técnicos aliada à automação de movimentos que devem dar lugar a uma pedagogia de esporte que humanize todo o processo; que não se preocupe apenas em produzir um atleta, mas sim em primeiro lugar forme o homem (sem reproduzir chavão, cair na retórica do esporte como panacéia, ou lugar-comum), que virá a ser o atleta do futuro, mais completo e seguro das suas possibilidades.

Uma boa pedagogia não é aquela que demonstra um gesto para ser imitado, automatizado, mas é aquela que permite ao educando vivenciar um processo de ensino-aprendizagem, onde, por meio da possibilidade de exploração, a criança descobre o seu gesto eficaz, o qual representa os seus possíveis.

Segundo o professor Incarbone (em um artigo do início da década de noventa): “O professor deve ter muito em conta que não deve modelar o menino à semelhança de ..., e sim ele deve dar uma grande bagagem de experiências motoras contribuindo para o armazenamento de seu acervo motor, o qual permita desenvolver-se no futuro com grande variedade de habilidades motoras, que não só apontariam para um esporte, mas também à sua vida diária.”

Novamente, sabiamente Medina complementa, afirmando que não é fácil formar homens quando o sistema pede robôs. Não é fácil desenvolver atletas cidadãos, críticos, conscientes, educados e criativos, quando o sistema pede apenas “máquinas” obedientes e automaticamente descartáveis, quando deixam de produzir o rendimento esperado.

Entretanto, longe de uma especialização precoce, o esporte deve permitir à criança iniciante a obtenção de uma boa cultura motora em meio a uma variedade de práticas corporais.

E proporcionando ao jovem uma aprendizagem sobre jogos adequada, estar-se-á tornando a prática esportiva alargada a todos e para sempre.

Gustavo Pires, em seu livro “O desporto no século XXI: os novos desafios”, corrobora e complementa, dizendo que o esporte visto como um meio educativo e um instrumento pedagógico, deve assumir características de complemento curricular à formação da criança, pois assim entendido, possibilita ao aluno o extravaso de suas necessidades, desejos e interesses envoltos num regime de liberdade de participação e escolha voluntária.

Portanto, se levados em consideração essas ponderações preliminares, estar-se-á garantindo o desenvolvimento de um trabalho que, longe de ser especialização precoce, proporcionará um desenvolvimento harmônico e global para as crianças que buscam sua iniciação esportiva, carregada de sonhos e desejos (nunca enganadas, iludidas ou mesmo, usadas).

Crianças no esporte.

Cada fase de desenvolvimento exige conhecimento específico e formação adequada para que professor x aluno e aluno x professor possam exercer suas atividades de forma responsável e em caráter qualitativo com a finalidade de se obter sempre o sucesso. Evidentemente, com o espaço aberto para a inserção da família como extensão do processo produtivo.

Segundo GARGANTA (1996, p.22), o que importa, na verdade, “é, sobretudo desenvolver dos praticantes uma disponibilidade motora e mental que transcenda largamente a simples automatização de gestos e se centre na assimilação de regras de ação e princípios de gestão do espaço do jogo, bem como de formas de comunicação e contra-comunicação entre os atores do processo”.

A importância das atividades desportivas, em especial a iniciação ao futebol, é reconhecida porque jogos dessa natureza trazem em seu cerne a possibilidade de desenvolvermos no aluno/atleta a interação dos processos: cognitivo (como o uso da inteligência para a resolução de problemas coletivos), afetivos e psicomotor, além de abordar aspectos sociais fundamentais como cooperação, empatia, solidariedade, etc.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Errata

A direção deste blog vem respeitosamente informar ao ex -2º vice-presidente da Liga Desportiva de Paulo Afonso-LDPA, senhor Marcus Vinícius Andrade Teixeira, que não dispunha de tal informação sobre a carta renúncia que o mesmo expediu a entidade e esclarece ainda que em momento algum o interesse do blog foi de ordem pessoal em divulgar seu "afastamento ou renúncia" da função que antes exerceu.
Aproveitamos o espaço para nos desculparmos e parabenizá-lo pelo esclarecimento, ao tempo que nos colocamos ao seu dispôr para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Plantão PRV no esporte.

* Para o bem do desporto

Uma fonte acaba de me ligar e informar que seria nessa manhã o encontro do prefeito Anilton Bastos com o presidente da LDPA, o secretário de administração da Liga, Daniel, e o representante da prefeitura, Aloísio Rocha. Fica a pergunta: e os presidentes de clubes filiados por quê não foram convidados?

* Mais uma edição

Mostrando-se um apaixonado pelo nosso futebol, mais uma vez Edilson Valério irá organizar o Rualito com previsão para ter início em 27 de junho. É isso aí, precisamos de vontade e coragem para não deixar que nosso esporte morra. Parabéns!

* Atenção especial

É preciso que a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte dê uma melhorada na estrutura do campo de jogo de poeirão e quem sabe libere algumas tendas para abrigar as equipes e pessoal da organização para realização do rualito até que se construa a tão sonha vila olímpica de Paulo Afonso.

* Grana extra

Quem deve está animado é o pessoal da arbitragem que fatura uma graninha extra com a realização de competições em nossa cidade que ajuda e muito no orçamento familiar.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rapidinhas de nosso esporte.

* Acorda presidente!

O presidente da LDPA parece que vive descansando em berço esplêndido, enquanto isso, os presidentes de clubes filiados permanecem numa insônia sem fim.

* Agora vai...

Segundo palavras do presidente da LDPA a paz foi selada entre ele e o departamento de esportes da PMPA, houve até juras de dedinhos juntos. Acredite quem quiser!

* Pegou o boné e tchau, tchau...

O ex-diretor de árbitros da LDPA pediu demissão do cargo e agora só atuará como árbitro profissional no quadro da entidade, afinal de contas ele investiu em sua formação de árbitro.

* Atenção senhores diretores para chamada da LDPA:

Presidente da LDPA - presente, não, não, ausente;
1º vice - presente, mas fora da sala de aula;
2º vice - esse já abandonou a escola há muito tempo, mas continua vivo na caderneta (cuidado!evasão escolar dá bronca);
Diretor administrativo - cadê, cadê, desculpe professor não sabemos onde ele entrou;
Diretor de árbitros - acaba de rescindir sua matrícula com a escola, agora vai ser professor de novo;
Diretor de finanças - esse abandonou a escola há muito tempo, por aqui não passa dinheiro...rsoosss dos alunos;
Diretor de qualquer coisa - bota aí Beto doido que ele faz muito bem essa função.
Atenção senhores alunos da LDPA, na próxima aula vamos convidar os alunos/presidentes de clubes filiados, avisem aos mesmos. Bom final de ano e até o próximo campeonato se DEUS nos permitir.

* Homem forte $$$

Continua acontecendo nos bastidores algumas contratações visando o municipal 2009, comenta-se em off que o homem dos dólares veste a camisa vermelha e preta do rubro-negro do BTN.

* Desfalque na lusa

Antes mesmo de começar o municipal 2009 a lusa já perdeu um grande reforço fora das quatro linhas, o competente diretor e amigo Nei pediu demissão do cargo.

* Amizade não se compra.

Eis a frase estampada no site da lusa. Será? Quem viver, verá.

* No batente

Mais uma vez o dragão da contorno entrega a equipe ao guerreiro sargento Jaime, agora é esperar que não o abandonem mais uma vez.

* Como vinho

A galera dos boleiros mais velhos não se cansa de afirmar e confirmar que ainda são a bola da vez, isso porque a meninada de hoje só pensa em jogar game.

* Até quando?

É lamentável o que vem acontecendo no esporte do BTN, os donos da verdade(seu Zé Gomes, um tal de Ronaldo) e outras figurinhas que em nada contribuem com esporte de Paulo Afonso, mais uma vez estão atrapalhando a realização do campeonato do bairro.

* Pensamento mudado

Em conversa com Nenen da cetenco esses dias vi que o mundo dá muitas voltas, até bem pouco tempo atrás o mesmo brigava por premiação em dinheiro no campeonato municipal, agora que está fora do poder o mesmo é totalmente contra a tal premiação.

* Boa praça

Apesar de nunca ter se envolvido com o futebol de Paulo Afonso, me surpreendeu o conhecimento de Almeida Júnior com relação ao assunto, além do bom papo que o mesmo possui.

* Cadê nossos jogos?

Vamos cobrar aqui o máximo de vezes que se fizer necessário a realização dos Jogos da Emancipação Política de Paulo Afonso, os Jogos Estudantis (JEPA) e também nossa participação nos Jogos Estudantis da Bahia. Não cruzem os braços. Vamos a LUTA.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

As maiores negociações do futebol mundial.

Os dez mais caros da história:

Cristiano Ronaldo (Manchester United para o Real Madrid, em 2009)
94 milhões de euros (R$ 256.2 milhões)

Zidane (Juventus ao Real Madrid, em 2001)
75 milhões de euros (R$ 204.4 milhões)

Kaká (Milan ao Real Madrid, em 2009)
65 milhões de euros (R$ 177.1 milhões)

Figo (Barcelona ao Real Madrid, em 2000)
61 milhões de euros (R$ 166.2 milhões)

Crespo (Parma ao Lazio, em 2000)
56 milhões de euros (R$ 152.5 milhões)

Mendieta (Valencia ao Lazio, em 2001)
48 milhões de euros (R$ 130.7 milhões)

Ferdinand (Leeds ao Manchester United, em 2002)
47 milhões de euros (R$ 128.1 milhões)

Shevchenko (Milan ao Chelsea, em 2006)
46 milhões de euros (R$ 125.4 milhões)

Verón (Lazio ao Manchester United, em 2001
46 milhões de euros (R$ 125.4 milhões)

Buffon (Parma ao Juventus, em 2002)
45 milhões de euros (R$ 122.6 milhõe

domingo, 7 de junho de 2009

Futebol e educação: como podemos utilizar a modalidade para o ensino?

O Brasil, apesar de ser o país com maior destaque no futebol, usa pouco o esporte para auxiliar na educação de crianças e jovens.

Marcelo Iglesias

Uma iniciativa ainda pouco trabalhada é a utilização do futebol como uma possibilidade pedagógica por meio de uma proposta co-educativa. Usar a modalidade com uma intencionalidade pedagógica é compreender a enorme relevância social que esse esporte possui para os brasileiros, sendo criador de um sentimento de orgulho nacional.Na tentativa de explicitar a importância da relação da pedagogia com o futebol, é interessante que iniciemos a análise tratando da brasilidade da modalidade (DaMatta, 1982; 1994). Prova dessa ligação ímpar que o povo brasileiro possui com o esporte são as páginas e páginas de jornal, horas e horas das programações de TV e rádios dedicadas às notícias e às análises sobre o tema.“Utilizar o futebol como um instrumento de ensino, para ajudar a criança e o jovem a completar o seu desenvolvimento moral, é facilitado, no Brasil, porque nós temos vivência diária com a modalidade”, afirmou Tânia Leandra Bandeira, bacharel em Ciências do Esporte, mestre em Estudos Neurológicos e Psicológicos na Educação Motora e no Esporte e doutoranda em Educação Física e Sociedade, todos títulos concedidos pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

sábado, 6 de junho de 2009

Colégio Sete de Setembro investe em educação através do esporte.

Equipe de futsal sub-17 do Colégio Sete de Setembro.
******
*Fonte: http://www.colegiosete.com.br/


A cada evento, o trabalho pedagógico/esportivo desenvolvido pela equipe de Educação Física do Colégio Sete de Setembro, em comunhão com o talento de nossos alunos, tem proporcionado grandes resultados.
Desta vez, a equipe de Futsal Juvenil Masculino da instituição fez uma bela participação na XI Taça Futsal Colegial Nordeste, realizado entre os dias 28 e 31 de maio, na cidade de Garanhuns-PE.
O evento contou com a participação de equipes dos estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia, dentre as quais, a Equipe Sete conquistou, de forma competente, a 3ª colocação no campeonato, além de ter o seu aluno/atleta Diego Fernandes, do 2º ano do Ensino Médio, premiado com os troféus de Atleta Destaque e Artilheiro da competição.
A participação em eventos de alto nível vem condicionando os atletas das diversas modalidades trabalhadas na instituição, a um desempenho técnico e tático elevados, e oportunizando a integração social com outros grupos, colégios e atletas. Tais aspectos sempre são valorizados diante dos princípios sócio-educacionais nos quais o Colégio Sete de Setembro baliza suas ações pedagógicas.
Mais uma vez, o Colégio Sete de Setembro parabeniza os seus alunos pela participação e agradece aos parceiros do projeto esportivo: RD Rações e FS Copiadora, pelo prestígio as ações pedagógicas e esportivas da instituição.

Rapidinhas de nosso esporte

Espaço Esporte e Lazer dos servidores públicos da PMPA.


Saindo do papel

A reinauguração do espaço esportivo dos servidores públicos da prefeitura de Paulo Afonso, no BNH, é um passo importante na revitalização e também no resgate do social da cidade, ali funcionará um núcleo do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).


* Confirmado

Em conversa com Janinho, secretário de Turismo, Cultura e Esportes, o início do campeonato municipal 2009 acontecerá no dia 02 de agosto no Álvaro de Carvalho.


* Briga pelo título

Apesar de 10 equipes terem confirmado participação no municipal 2009, apenas duas ou três verdadeiramente brigarão pelo título em pé de igualdade.


* Patrono

Segundo informações, o ex-prefeito Raimundo Caires deverá dar suporte a equipe do Vitória do BTN na luta pelo título em 2009.



* Adote uma equipe ($$$)

Seria muito interessante que empresários, políticos e pessoas de influência financeira de nossa sociedade adotassem uma equipe ou uma modalidade esportiva em nossa cidade.


* Desconto no IR

O empresário ou empresa que adotar uma equipe, atleta ou determinada modalidade esportiva, poderá descontar em seu imposto de renda.

* Eu, eu e eu

Uma determinada pessoa que se sente o todo poderoso no meio esportivo adotou o singular em seu vocabulário e está esquecendo que as obras e benefícios que a prefeitura tem realizado no esporte é um conjunto, ele só fala: eu fiz isso, eu mandei fazer aquilo... só a título de lembrança: o poder é efêmero.

* Lembrando Armandinho

A praça Castro Alves é do povo... assim também as quadras, os campos de nossa cidade, o estádio Álvaro Carvalho é do povo e pelo que temos conhecimento ainda não tem dono. É preciso muita inteligência para administrar o poder que as vezes sobe a cabeça dos despreparados.



* Um fraco com outro fraco dá dois fracos...

Alguns falsos desportistas se unem exclusivamente em benefício próprio, e nosso esporte que é bom eles não estão nem aí.


Apoio ao esporte

*A chesf deu um belo exemplo social ao apoiar com material esportivo o projeto Nova Vida da prainha e pode fazer muito mais.


* Nova fase

A idéia de Janinho é dar um banho de loja e reestruturação nas quadras de futsal do município.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O futebol e o conto de fadas.

Muitos jovens, seduzidos por uma vida social de status e independência financeira, visualizam a carreira de jogador de futebol profissional como uma das mais promissoras. Mas, será que se pode acreditar em todas as "maravilhas" relacionadas ao futebol profissional? Será que a carreira futebolística pode realmente ser considerada tão promissora? Com a intenção de respondermos a estas questões, este estudo objetivou apontar algumas causas pelas quais jogadores profissionais abandonaram a "tão sonhada" carreira. De acordo com os resultados obtidos, constatamos que a falta de estabilidade na profissão foi apontada por 71,4% dos entrevistados; 35,7% alegaram a falta de estrutura dos clubes e casos de lesões durante o tempo de atuação; 28,6% destacaram os baixos salários recebidos e a falta de profissionalismo dos dirigentes, empresários e técnicos; para 21,4% dos entrevistados a organização dos clubes e a distância da família também foram fatores decisivos. Devido às inúmeras e diferentes respostas obtidas, verificamos que o futebol pode ser caracterizado como um esporte de muitas faces, nas quais percebe-se aspectos positivos e negativos muito próximos, comprovando, apesar da simplicidade da palavra "futebol", que este envolve aspectos complexos que merecem ser aprofundados.

Paulo Afonso poderá pegar carona para o turismo na copa de 2014.



O Brasil tem potencial turístico muito mais importante que o de países europeus atualmente na liderança do setor, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a abertura da 9ª Conferência Global sobre Viagens de Turismo, que aconteceu no mês de maio em Florianópolis, Lula destacou ainda que "o país não era consciente desta força, o que mudou radicalmente nos últimos anos, e dá ao Brasil aspirações para se transformar em um dos principais destinos turísticos do mundo".
Para o presidente, a confiança internacional no Brasil como um importante destino turístico é fruto de sua aposta no setor, que começou com a criação, em 2003, de um Ministério do Turismo, além dos esforços para convencer os operadores estrangeiros de que investir no país é um bom negócio.
Lula disse ainda que o Brasil investe cada vez mais em novas infraestruturas, além de trabalhar para aumentar o número de conexões aéreas com o exterior.
Entre as apostas do Governo para estimular o turismo estrangeiro no país, Lula aposta na realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, já confirmada, e dos Jogos Olímpicos de 2016, que têm o Rio de Janeiro como candidata a sede do evento.
Fonte: EFE

terça-feira, 2 de junho de 2009

Técnicos mais bem pagos no mundo do futebol.

Confira a lista brasileira:

1º Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira - 500 mil
2º Mano Menezes - 350 mil
3º Dorival Jr - 280 mil
4º Muricy Ramalho e Paulo Autuori - 250 mil

Confira a lista internacional:

Jose Mourinho - 910 mil
Guus Hiddink - 750 mil
Fabio Capello - 720 mil
Alex Ferguson - 633 mil
Dick Advocaat - 625 mil

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Melhores salários do futebol brasileiro.

Confira os mais bem pagos do Brasil:

1º Ronaldo (Corinthians) - 1,133 milhão
2º Adriano (Flamengo) - 362 mil
3º Nilmar (Internacional) - 360 mi
l4º Fred (Fluminense)) -350 mil
5º Leandro Amaral (Fluminense) - 280 mil
6º Kleber (Cruzeiro) - 280 mil
7º Thiago Neves (Fluminense) - 270 mil
8º Edmilson ( Palmeiras) - 240 mil
9º Rogério Ceni (São Paulo) - 230 mil
10º Washington (São Paulo) - 220 mil